No dia 28 de Janeiro de 2011, pelas 6:30H, os alunos das turmas E, F e G, acompanhados das Professoras Fátima Santos, Teresa Anastácio e Ana Maria Palma, da Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I, em Beja, realizaram uma visita de estudo no âmbito do estudo da obra Memorial do Convento, de José Saramago., com o objectivo de os alunos conhecerem o Palácio Nacional de Mafra. Chegamos as 9:45. Ficamos a espera das outras turmas que estavam também a visitar. Organizamo-nos em grupos para que cada um a não perder tempo. O grupo que eu pertencia foi ao exterior do palácio ter com o nosso guia. Ele começou por, brevemente, contar a história do Palácio Nacional de Mafra. Fomos ao interior do Palácio conhecer a igreja. Ficamos a conhecer um pouco mais da história. O guia esteve a explicar como foi feita a estrutura da igreja, mencionou os 6 órgãos do princípio do século XIX que lá havia, e como excentricamente a igreja foi decorada como mármores tão brilhantes que pareciam um espelho. Logo de seguida fomos a outra parte do palácio, onde ficamos a conhecer os aposentos do Rei D. João V. Como escolhemos por continuar a visitar o interior do palácio, seguimos um longo corredor até aos aposentos da Rainha D. Maria Ana. No caminho, vimos muitos retratos, obras de arte no teto com ilusionismo. Depois dos 232 metros de corredor, finalmente chegamos aos aposentos da Rainha. Não havia grande diferença entre os aposentos do Rei e da Rainha, a não ser o fato da cama ser menor, mas como eles não se deitavam, não havia diferença se era grande ou não. De seguida, passamos pelo salão de jogos, salão de caca onde havia inúmeros quadros com cabeças e hastes de animais diversos. Aliás, a sala era toda decorada com os mesmos. Fizemos este percurso todo para ir conhecer quase todos os corredores do palácio. Quando finalmente ficamos a conhecer a tão famosa biblioteca, o tesouro do palácio, decorado mármore no chão estantes com madeira em estilo rococó e uma colecção de mais de 40000 livros com encadernação de couro gravadas a ouro.
Pouco antes do meio-dia, estávamos todos dispensados para o almoço. Voltamos pelas 14:30 e fomos assistir a peça de teatro “Memorial do Convento”, que teve a duração de 1:20. Terminada a peça tivemos um tempo para conhecer os arredores, e o jardim do palácio.
Pouco antes do meio-dia, estávamos todos dispensados para o almoço. Voltamos pelas 14:30 e fomos assistir a peça de teatro “Memorial do Convento”, que teve a duração de 1:20. Terminada a peça tivemos um tempo para conhecer os arredores, e o jardim do palácio.
Conclusao:
Na minha opinião não há nada melhor para adquirir interesse e conhecimento sobre a história do que estão lá a sentir o ambiente. Claro, tudo, sem formalidade. A Visita foi melhor do que eu esperava. Devia haver mais como esta. E muito interessante e cativante, pelo que acho que me arrependia se não tivesse ido. Relativante a historia e o trabalho no blog, acho que foi mais interessante fazer lo, e aprendi muito mais e percebi melhor do que estava a fazer gracas a visita.
Sem comentários:
Enviar um comentário