Introducao
No dia 28 de Outubro de 2010, as turmas G e F do 12 ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Rainha D. Leonor em Beja com a Professora Fátima. A visita foi guiada pelo Dr. Leonel António Borrela, a fim de aprofundar os conhecimentos e aprender a identificar características do Renascimento em diferentes formas de expressão artística, e outros objectivos como:
- Desenvolver o espírito critico;
- Contactar com o património cultural da região;
- Aprender a viver juntos;
- Formentar a sensibilidade estética e o gosto pela arte.
Sobre o museu
O primeiro museu de Beja foi, sem dúvida, representado pelas colecções particulares de Frei Manuel do Cenáculo (1724-1814), o ilustre prelado bejense cujos méritos e zelos de investigador atraíram a esta cidade a atenção do mundo culto de então. A investidura de Cenáculo no arcebispado de Évora ocasionou a mudança de muitos monumentos, de vária espécie, para aquela cidade.
Percurso
Primeiramente, foi-nos mostrado e detalhadamente explicado o capitel romano que fica do lado de fora do museu; de seguida entramos no museu, fomos a igreja. O Dr.Leonel explicou o tipo de arte que estava ali. Vimos logo que havia um púlpito onde os oradores e pregadores discursavam. Ficamos impressionados com os detalhes da parede que era feita de mármores de vários tipos e cores e cada detalhe era introduzido manualmente. Passamos por muitas obras e altares muito antigos e bem trabalhados, como o arco de pedras em volta dele. No caminho vimos outros capiteis romanos, fomos a ultima sala onde havia vários quadros do Renascimento e Barrocos. O quadro que mais me chamou a atenção foi um de barroco e o maior de todos eles. Nele há um homem que esta a ser esfolado vivo, mas, ao contrário do normal ele não apresenta característica facial de medo ou de dor, mas sim de felicidade. O Dr.Leonel explicou-nos que a expressão significava que o homem não receava morrer porque ele sabia que, quando partisse ele iria para o reino dos céus. Na minha opinião, esta foi umas das partes que mais me chamou a atenção.
Conclusão
Segundo a minha opinião a visita foi mais do que eu esperava. Consegui atingir alguns dos objectivos esperados, adquiri alguns conhecimentos sobre o Renascimento. Normalmente eu não tenho muito interesse pela arte, mas consegui encontrar algum interesse pelo mesmo, e na minha opinião acho que deveria haver mais visitas destas, porque a matéria torne-se mais interessante.
Um dos aspectos positivos foi que, (como havia relatado anteriormente) com a visita conseguimos adquirir interesse pela matéria.
Sem comentários:
Enviar um comentário