1 – Simboliza o Ser por excelência, a unidade entre pólos opostos, remetendo, assim, para atotalidade e para a comunhão com o transcendente.
2 – Simboliza a divisão e a dualidade, seja ela a expressão de contrários ou de complementaridade. Resume o grande paradoxo da existência: a vida e a morte.
3 – Remete para a união entre Deus, o Universo e o Homem, representando por isso atotalidade. Tese, antítese, síntese. Fases da existência: nascimento, vida e morte. Perfeição formal: introdução, desenvolvimento, conclusão.
5 – Ordem, Equilíbrio, Harmonia e Perfeição.
7 – Período temporal unificante e está por isso associado à ideia de completude de um ciclo. Número mágico que remete para o poder e para o acto de criação.
12 – Remete para a unidade temporal do ano. Está ainda associado aos 12 apóstolos que reflectem por sua vez uma forma diferente de estar no Universo, forma essa pautada pelafidelidade a Cristo, pela fraternidade e pela paz.
Outros símbolos:
Quinas – Representam as 5 chagas de Cristo – imagem do sofrimento e da redenção dos pecados humanos.
Brasão – Simboliza a formação do reino e o passado inalterável.
Noite – Simboliza a morte e a inércia e implica a hipótese de nascimento.
Mar – Simboliza o masculino. O seu dinamismo associa-se à ideia de conquista etransformação. Mar como reflexo do céu – espelho da vontade divina.
Sem comentários:
Enviar um comentário