quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Modernismo

O Modernismo em arquitectura desenvolveu-se durante a última década do século XIX e as duas primeiras do século XX. Apresenta-se como um fenómeno de extensão internacional mas que manifesta diferentes abordagens consoante o contexto cultural dos vários países, como a procura de um estilo ligado às novas concepções de espaço, às possibilidades estruturais de materiais como o ferro e o betão e às necessidades na sociedade capitalista e industrial.
Na literatura, o Modernismo em Portugal surge em 1915 com a publicação da revista "Orpheu", com a participação de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros, Luís de Montalvor e Ronald de Carvalho. Nesta revista nasce uma corrente de oposição ao Saudosismo, ao Academismo, ao Nacionalismo e ao Parnasianismo.




·         Algumas Obras do modernismo:



Pablo Picasso - Mulher de Cabelos Amarelos - Neste quadro o autor realça, na minha opinião, o cansaço de que a mulher sofria na sua época. Por outro lado é também percéptivel a docilidade própria do feminino.  




Neste quadro intitulado  Abaporu(do tupi-guarani aba e poru, "homem que come")

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre Fernando Pessoa





Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".
Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.
Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".
Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").



OBRAS DE FERNANDO PESSOA

O que e um webfolio

     Webfólio é uma versão eletrônica do portfólio, ambos são coleções organizadas de trabalhos, materiais e recursos selecionados. Parece muito com uma HOME PAGE. Este meio de comunicação possui diversas vantagens entre elas a capacidade de arquivar, guardar trabalhos e pesquisas.
     Para o professor, o webfólio apresenta-se como um recurso oferecido pela tecnologia para observação de percursos em constante revisão e avaliação do aluno. Oferece instrumentos de observação e avaliação aplicados.
     Com isso os educadores têm utilizado o Webfólio como uma forma de avaliação, pois este proporciona uma visão geral das atividades dos aluno e demonstra o desenvolvimento de suas competências durante a sua aprendizagem. 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sobre mim:

O meu nome é Diego Souza e tenho 21 anos. Nasci no dia 10 de Setembro de 1989, em São Paulo, Brasil.


Escolhi o curso que frequento, Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informação, porque sempre tive facilidades e grande interesse relativamente à informática, no geral. Por isso, não hesitei em inscrever-me neste curso. Por outro lado, penso que esta será a forma mais fácil de terminar o 12º ano, com sucesso. Consequentemente, esta opção resulta de uma reflexão sobre as minhas perspectivas em relação ao meu futuro, porque, apesar de não pensar em ingressar no ensino superior, tenho a plena consciência da utilidade desta formação.


Assim, desejo terminar este curso e seguir a minha vida em outros países. Quero conhecer o mundo e correr atrás dos meus maiores sonhos.


Quanto à minha vida pessoal, importa referir que não estou neste curso só para obter o certificado do 12º ano ou por achar que é fácil, mas sim porque gosto de tudo o que se relaciona com tecnologia, área na qual tenho bons conhecimentos e alguma experiência. Outro grande interesse é a música: sei tocar instrumentos, tenho duas bandas de rock e gosto muito de estar com os amigos, a tocar.